PARTE 1 DO TUTORIALOla pessoal ^^
O que estou tentando fazer neste tópico é reunir o maximo de informações, somar com o meu conhecimento na classe Pike e organiza-las para facilitar a consulta.
Bom, estou criando esse tópico com o objetivo de passar informações sobre a classe Pike e tirar dúvidas.
Algumas informações aqui terão como base Pikes de niveis entre 7x e 8x, como por exemplo o número de pontos em uma determinada habilidade.
Esse tópico está dividido nas seguintes sessões:
1. Evolução e informação da classe;2. Explicação dos atributos;2.1 Força
2.2 Inteligência
2.3 Talento
2.4 Agilidade
2.5 Vitalidade3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4;3.1 Tier 1
3.2 Tier 2
3.3 Tier 3
3.4 Tier 4
3.5 Abreviações4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs);4.1 Na tier 1
4.2 Na tier 2
4.3 Na tier 3
4.4 Na tier 45. Exemplos de builds;5.1 Build 1x1
5.2 Build para "upar"
5.3 Build "DEF"6. Dicas;7. Curiosidades;8. O que usar: Mixagem ou Aging?;9. Guia das Foices perfeitas.Vamos la...
1. Evolução e informação da classe:Pike > Combatente > Lancer > Lancelot.
Os pikes em sua grande maioria usam foice de duas mãos, devido serem mestres no manuseio dessas foices. Caracterizado tambem pelo excelente combate 1x1, alem de possuírem a facilidade de acertar ataques críticos em seus oponentes. Possuem boa furtividade e ataques eficientes.
2. Explicação dos atributos: Em seus status, o mais importante é sem duvida a força. Porem é necessario explicar melhor.
Geralmente os status dos pikes são dessa forma:
2.1 Força: Todos os pontos que vc possa colocar;
2.2 Inteligência: 52 (P/ trans ps perf) 64 (P/ Murki ps perf) e tbm 72 (P/ Devine perf) - Dificilmente os pikes colocam mais pontos do que 72 em inteligência. Lenbrando tambem que quanto mais Inteligencia você possuir, mais pontos de MP você terá, e isso deixa certo conforto para o personagem;
2.3 Talento: 90 pontos (Não é necessário mais do que isso);
2.4 Agilidade: É geralmente nesse status que os pikes mais se diferenciam, mais gira em torno de 40 a 70 de agilidade mais ou menos (baseado em um pike nível 7x ou 8x);
2.5 Vitalidade*: Base ou poucos pontos (A vitalidade que o pike adquiri vem dos pontos na força, por isso nao é muito necessario colocar pontos em vitalidade.
*Informações adicionais sobre vitalidade (Créditos a l0v3ly pela informação em outro tópico):Aqui vai a fórmula exata de HP do pike pra quem quiser dar uma olhada:
(Level *2.1) + (Strengh *0.
+ (health *2.4) -10
A cada lvl vc ganha 2.1 HP
A cada ponto de Str são 0.8 HP
A cada ponto de health são 2.4 HP
Claro que essas informações sobre a build estão baseadas no mais "normal", vamos dizer assim. Mas é claro que seu pike pode ter os status que você achar melhor de acordo com o seu perfil de jogador, mas acredito que a melhor build não esteja longe dessa.
3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4: Alguns jogadores tambem encontram dificuldades em saber o que abreviaturas, como por exemplo, SM, CS, CL significam.
Primeiramente temos que conhecer o nome em inglês dessas habilidades, já que a maioria das abreviações são dos nomes em inglês.
Vamos la...
3.1 Tier 1:Pike Wind = Sopro afiado
Ice Attribute = Resistência a gelo
Critical Hit = Ataque Crítico
Jumping Crash = Pulo fatal
3.2 Tier 2:Ground pike = Espinhos Rasos
Tornado = Tornado
Weapon Def Mastery = Mestre da Def. em Armas
Expansion = Expansão
3.3 Tier 3:Venam spear = Foices venenosas
vanish = Desaparecer
Critical Mastery = Mestre do ataque crítico
Chain Lance = Foice de Aço
3.4 Tier 4:Assassin Eye = Olho assassino
Charging Strike = Golpe carregago
Vague = Furtivo
Shadow Master = Mestre das Sombras
Caso voce queira conhecer melhor cada habilidade, entre no site oficial do BPT (http://www.priston.com.br), entre no menu guia do jogo e clique em Iniciante, clique em informação dos personagens ou dessa a barra de rolagem e clique em avançar. Na pagina que se abrirá, clique na imagem do pike. Alí voce terá informaçoes mais detalhadas sobre as habilidades e a animação da habilidade (Não só a dos pikes, mais como tambem de todas as outras classes).
3.5 Agora sim podemos definir o significado das abreviações mais usadas pelos pikes:SM = Mestre das Sombras (Ultima habi. da tier 4);
CS = Golpe carregado (Segunda habi. da tier 4);
CL = Foice de aço (Ultima habi. da tier 3);
CM= Mestre do ataque crítico (Terceira habi. da tier 3);
WDM = Mestre da Def em armas (Terceira habi. da tier 2);
Vanish = Desaparecer (Segunda habi. da tier 3);
Torn = Tornado (Segunda habi. da tier 2);
Vague = Furtivo (Terceira habi. da tier 4);
AE = Olho assassino (Primeira habi. da tier 4).
4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs): Mas depois de conhecer todas as habilidades, em qual colocar os pontos? (SPs e EPs)
Não é muito diferente na grande maioria onde os pikes costumam colocar os pontos. Segue as opções mais utilizadas:
4.1 Na tier 1:Todas as habilidade com 1 ponto (apesar de que a habilidade Resistência ao Gelo ser uma boa opção, vai da preferência de cada um, mais nao é muito comum colocar pontos nessa habilidade).
4.2 Na tier 2:Tornado entre 1 e 5 pontos e Mestre da Def em Armas 10 pontos, o resto 1 ponto.
4.3 Na tier 3:Foices venenosas 1 ponto, já desaparecer é costume achar pikes com apenas 1 ponto, outros com 10 pontos (mais por que 10 pontos se quando você acerta 1 hit em um monstro ela acaba? Devido ao dano que essa habilidade causa nesse 1 hit. Se você tiver 10 pontos ela causará 100% de dano a mais no golpe. Se tiver 1 ponto causará 10% a mais de dano no primeiro golpe), Mestre do Ataque crítico 10 pontos e Foice de aço 5 ou 6 pontos.
4.4 Na tier 4:Olho assassino 1 ponto (Apesar de alguns descordarem). Agora essa escolha é sempre a mais diversificada e a mais complicada de se fazer. Qual das habilidade "upar" na tier 4? Golpe carregado (CS)? Furtivo (vague)? ou Mestre das Sombras (SM)?
Vamos para as suas diferenças:
Golpe Carregado causa boa quantidade de dano em 3 hits, mais quando ela é carregado causa um dano ainda muito superior nesses 3 hits (Mas nao demora para carregar? Com o aumento de pontos nessa habilidade, ela carrega mais rápido, assim causando um dano muito grande em pouco tempo);
Furtivo é a habilidade que aumenta a esquiva do personagem (provavelmente a melhor habilidade dos pikes no setor de defesa, o seu ponto fraco). Com o aumento dessa habilidade, o personagem se esquiva melhor e o periodo que a habilidade dura é maior.
Mestre das sombras é sem duvida a habilidade dos pikes que mais causa dano. Seu poder é muito grande, porem o periodo de demora para realizar a habilidade é demorada. Devido a isso muitos pikes nao "upam" essa habilidade. Ela inicialmente possue 3 hits, mais com o aumento da habilidade ela passa a ter 5 hits e depois 7 hits.
Cada habilidade é melhor em situações diferentes, cabe ao jogador enquadrar em seu perfil a habilidade que lhe mais favorece.
5. Exemplos de Builds, Dicas e Curiosidades sobre Pikes.Exemplos de Builds.
5.1 Build para 1x1 (Excelente para Bless Castle e em algumas situações em Bellatra):Forca: Todos os pontos que você pode colocar;
Inteligencia: 52 (para o uso de Transparo e para ter uma quantidade boa de mana);
Talento: 90;
Agilidade: 42 (para Holy boots [Botas sagradas]);
Vitalidade: 25.
As habilidades que podem fortalecer mais ainda esse tipo de build é o Mestre do Atq crítico (10 pontos), Desaparecer (10 pontos), Foice de Aço (5 ou 6) e Golpe Carregado ou Mestre das Sombras (Particularmente eu colocaria Golpe Carregado, por ser mais rápido). Os pontos que sobrarem voce pode colocar onde desejar, mais seria bom colocar em Mestre da Def em Armas. Na tier 4 voce tambem pode optar por Olho Assassino, devido ao aumento de seu crítico no personagem alvo.
A distribuição das habilidades ficará assim:
Tier 1:Sopro afiado: 1
Resistência a gelo: 1
Ataque Crítico: 1
Pulo fatal: 1
Tier 2:Espinhos Rasos: 1
Tornado: 1
Mestre da Def. em Armas: 10
Expansão: 1
Tier 3:Foices venenosas: 1
Desaparecer: 10
Mestre do ataque crítico: 10
Foice de Aço: 5
Tier 4:Olho assassino: 1
Golpe carregago: 10
Furtivo: 1
Mestre das Sombras: 1, porem não a necessidade de abrir essa habilidade.
Caso sobre pontos, coloque onde achar melhor.